segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Bolsitas do PIBID Biologia FECLI apresentam trabalhos no V ENALIC











Foi realizado, entre os dias 8 e 12 de dezembro, o V Encontro Nacional de Licenciaturas (ENALIC) que, nesta edição, teve como tema “Professores em espaços de formação: mediação, práxis e saberes docentes”. O evento aconteceu em paralelo ao IV Seminário Nacional do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e foi sediado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Ao todo, estiverem presentes 18 bolsistas de Iniciação à docência, 01 professor supervisor e 02 coordenadores de área. Juntos apresentaram oito trabalhos sendo quatro na modalidade pôster e quatro comunicações orais.

Confira a lista de trabalhos apresentados pelos bolsistas do PIBID:

O Bom professor na percepção dos alunos do Ensino Médio e suas perspectivas sobre a aula de Biologia.
Fernanda Fernandes, Paloma Moreira, Joquebede Zacarias e Profa. Me. Maria Márcia.

A Biogincana como atividade lúdica na prática educativa do Ensino de Biologia na Escola de Ensino Médio Filgueiras Lima, Iguatu/CE.
Lídia Batista, Juan Carlos, Profa. Clarice Cartaxo, Prof. Dr. Fernando Roberto.

Diferentes ações pedagógicas despertando conscientização ecológica: experiência com alunos do 1º ano da Escola de Ensino Médio Filgueiras Lima, Iguatu/CE.
Igor Leandro, Paulla Hizis, Marlos Dellan, Profa. Clarice Cartaxo.

Transformando papel em arte: oficina de reciclagem de papel
Bruna Letícia, Clarice Lucena, Lucicleide Carlos, Prof. Dr, Fernando Roberto.

Utilização de oficina de produção de célula animal como recurso didático.
Mairla Oliveira, Ednuzia Fernandes, Profa. Francisca Katiane, Profa. Dra. Alana Cecília.

Reutilização de vidros: contribuindo com o meio ambiente.
Cleidelvania Alves, Jaqueline Afonso, Profa. Dra. Alana Cecília.

Ações sustentáveis no Ensino de Biologia como prática pedagógica: produção de materiais reciclados na Escola de Ensino Básico
Thainne Campos, Josefa Bento, Francisca Katiane, Profa. Me. Maria Márcia.

A influência do saneamento básico no controle dos parasitas intestinais e no desempenho escolar de discentes da Educação Básica
Prof. Irisney Antunes Marques

Aulas práticas como metodologia didática no ensino de botânica: uma ação do estágio supervisionado.
Josefa Bento




sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

PIBID UECE lança sua nova marca na XIX Semana Universitária

A V Semana de Iniciação à Docência, realizada durante a XIX Semana Universitária da UECE, no período de 25 a 28 de novembro, também foi palco para o lançamento da nova marca PIBID UECE. O novo logotipo remete aos professores do Brasil, ilustrados pelas cores e o capelo. Outra mensagem que a nova marca traz é a integração ensino e pesquisa, representada pelo livro aberto, um dos pilares da proposta institucional.

A UECE participa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), programa fomentado pela CAPES/MEC, desde o edital lançado em 2009, quando a iniciativa foi estendida às Instituições Estaduais de Ensino Superior.

A proposta institucional, intitulada "A vida docente na escola: aprender e ensina pela pesquisa", tem como foco a aprendizagem da profissão professor mediante o contato direto dos licenciandos com os fazeres característicos do trabalho docente. Nessa perspectiva, o desenvolvimento das práticas formativas estão ancoradas no parâmetro da epistemologia da prática e da reflexividade, assumindo a integração ensino e pesquisa como mote do processo de aprender a ser professor.
A mudança da logo é o marco da expansão e consolidação do Programa na UECE. O PIBID UECE iniciou as suas ações em maio de 2010 com 124 bolsistas de Iniciação à Docências (ID), 13 supervisores (professores das redes públicas de ensino básico) e seis coordenadores de área (docentes da UECE), envolvendo seis cursos.

Hoje, quatro anos depois, o PIBID UECE é composto por 1024 bolsistas ID, 154 supervisores, 60 coordenadores de área, contemplando todas as áreas das licenciaturas em 29 subprojetos e atuando em cerca de 100 escolas públicas cearenses.

Nessa trajetória podem ser destacados como principais objetivos formativos concretizados a aproximação universidade escola, a efetivação de processos colaborativos de investigação entre docentes e estudantes, a inserção de licenciandos no micro espaço da sala de aula e o desvelamento das práticas e dos dilemas pedagógicos que as permeiam.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Bolsistas participam com sucesso da XIX Semana Universitária da UECE

Aconteceu nos dias 25 a 28 de Novembro mais uma edição da Semana Universitária da UECE, o evento contou com a participação de milhares de estudantes.

O evento promoveu 300 sessões técnicas de apresentação de trabalhos, 3.000 mil trabalhos científicos – painel e oral -, 80 mini-cursos e 20 oficinas, no Campus do Itaperi.

Os Bolsistas do PIBID \ FECLI tiveram participação significante no evento mostrando integração e interesse, com apresentação de trabalhos e ministrando oficinas e participação no V Encontro de Iniciação à Docência.