sexta-feira, 25 de maio de 2012

A gigantesca raia de água doce da Ásia


O ictiólogo e explorador Dr. Zeb Hogan, da Universidade de Nevada (Reno, EUA), liderou uma expedição em busca de um dos maiores peixes do mundo, o maior de águas doces: a raia da Tailândia, Himantura chaophraya. Naqueles dias de janeiro tudo deu certo. Imediatamente após sua chegada à Tailândia, Hogan viu uma raia gigante, com mais de 180 kg, ser pescada no rio Ban Pakong. No dia seguinte, no rio Meklong, conseguiu pescar, pela manhã, várias raias de 40 a 65 kg. Todas foram medidas, examinadas e libertadas em seguida, cada uma com um tag numérico. O tag, um tubinho de plástico preso a um estilete, incluía a data e local de captura e era fixado ao dorso do peixe. Depois de 90 minutos de batalha, o pescador esportivo Ian Welsh, que participava da expedição, trouxe para a superfície uma raia gigantesca. Ilustrada nas fotos, ela tem mais de 2 metros de largura e cerca de 300 kg! Seu peso não pode ser corretamente avaliado, pois Hogan descobriu que a raia, uma fêmea, estava prenhe e decidiu libertar o bicho mais rápido para evitar estresse. E o mais interessante ainda aconteceria exatamente um mês depois, no dia 28 de fevereiro, quando a mesma raia gigante foi capturada a 4 quilômetros de distância do local do primeiro encontro. Mais sabida, entretanto, a briga com a equipe de pesca da FishSiam, que colaborava com a expedição, durou 4 horas! Em vários momentos ela simplesmente rebocou o pequeno barco da FishSiam pelo rio, e não havia nada a fazer a não ser esperar que se cansasse. O tamanho e o tag numérico confirmaram ser o mesmo peixe de janeiro. Essa espécie de raia vive nas águas doces e estuários desde Myanmar e a Tailândia ao norte da Austrália. O tamanho máximo conhecido é de 2,4 m de largura de disco,5 m de comprimento total, (da ponta do focinho à ponta da cauda) e cerca de 600 kg. É uma espécie descrita recentemente, em 1990, por Monkolprasit & Roberts. Já é seriamente ameaçada de extinção, principalmente graças ao seu baixo índice de reprodução e à pesca comercial de grande parte de sua área de ocorrência.

Fonte: Canal Azul TV

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Fiocruz usa parasita da doença de Chagas para prevenir diabetes

Objetivo é criar vacina para prevenir o surgimento do diabetes tipo 1. Testes foram feitos em camundongos e precisa ainda ser feito em humanos.


Cientistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, descobriram que o parasita causador da doença de Chagas pode ser usado na prevenção de outra doença sem cura: o diabetes tipo 1, que atinge 1 milhão de brasileiros.
A descoberta ainda precisa ser testada em seres humanos, mas os pesquisadores estão otimistas.
O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune cujo corpo ataca as células do pâncreas que produzem insulina. O hormônio é responsável pela quebra das moléculas de glicose para transformá-las em energia. Quando não há produção de insulina, a quantidade de açúcar no sangue aumenta e as consequências podem ser problemas na visão, nos rins e no coração.
O diabetes tipo 1 atinge principalmente crianças e jovens que se tornam dependentes da insulina a vida inteira para controlar a doença.
A descoberta da Fiocruz, no entanto, foi por acaso. Enquanto pesquisavam a doença de Chagas, os cientistas perceberam que camundongos que recebiam o parasita Trypanossoma cruzi no laboratório não desenvolviam diabetes, mesmo sendo geneticamente propensos a doença.
Os testes começaram em 2005 e a equipe da Fiocruz, em parceria com a Faculdade de Medicina de Petrópolis, está otimista com os resultados. O diabetes não se manifestou em nenhum animal testado.
Segundo José Mengel, pesquisador da Fiocruz, o parasita mostrou ser “uma proteção extremamente robusta”.
“Você continua tendo uma proteção muito alta, em torno de 100%, mesmo quando você usa uma droga que desencadeia o diabetes nesses camundongos”, afirma Mengel.
O segundo passo do estudo é identificar e isolar a substância produzida pelo parasita, capaz de proteger o organismo, para poder usá-la em pacientes sem infectá-los com a doença de Chagas.
A expectativa dos pesquisadores é que no futuro a descoberta feita no laboratório se torne o primeiro remédio capaz de prevenir a doença.
“As pessoas que já tem pais que apresentam a doença, a gente sabe de antemão que eles têm mais chances de desenvolver o diabetes tipo 1, ou seja, você poderia vacinar essas pessoas contra o futuro aparecimento do diabetes tipo 1”, afirma Mengel.

Fonte: G1

Rara lagosta é encontrada nos EUA e quase vira refeição em restaurante

Especialistas dizem que chance de achar crustáceo é de 1 em 30 milhões. O animal foi encaminhado para aquário em Rhode Island.

Um raro exemplar de lagosta com partes do corpo manchadas com as cores laranja e amarelo foi encontrado nesta semana por funcionários de um restaurante de Massachusetts, nos Estados Unidos.
O exemplar é conhecido com "cálico". Vale lembrar que a lagosta comum tem coloração avermelhada. De acordo com especialistas, a chance de encontrar um crustáceo com estas cores é de uma em 30 milhões.
O animal, que teve a imagem divulgada pela agência Associated Press, foi encaminhado para o Centro de Biologia dos Biomas Marinhos, em Rhode Island, onde ficará em um aquário.

Fonte: G1

sábado, 5 de maio de 2012

Cientistas encontram vestígios de sangue em múmia de 5 mil anos

Ötzi, uma múmia encontrada em 1991 em uma geleira entre a Áustria e a Itália, nos Alpes, conseguiu preservar por 5 mil anos células vermelhas do sangue, de acordo com estudo divulgado nesta terça-feira (1º) pela publicação científica “Royal Society Journal”.

O corpo mumificado de um homem de Similaun ficou bem preservado pela geleira, o que preservou tecidos e elementos do sistema nervoso. Mas os primeiros estudos científicos não haviam conseguido detectar qualquer vestígio de sangue. Uma das hipóteses classificadas pelos cientistas, inclusive, foi a de que o sangue tinha se auto-destruído ao longo do tempo.

Porém, estudos recentes revelaram resíduos em algumas feridas. Com um microscópio de força atômica, que tem precisão nanométrica, amostras da mão direita de Ötzi foram analisadas, além de uma ferida na omoplata, causada por uma flecha.

Os pesquisadores encontraram três “corpúsculos” em forma de “disco côncavo”, formato típico das células vermelhas do sangue. Segundo o estudo, a morfologia da amostra não mostrou sinal de dano, degradação ou perturbação, indicando que as células vermelhas do sangue se preservaram por mais de 5 mil anos nos tecidos lesionados da múmia.

A descoberta comprova também que a múmia sofreu uma morte violenta, após ataques múltiplos, o que exclui a hipótese de morte súbita.


Otzi, apelido dado ao corpo com mais de 5 mil anos de idade encontrado em uma geleira na Europa. Pesquisadores encontraram células de sangue em ferimentos.
Fonte: G1

terça-feira, 1 de maio de 2012

Semana Pedagógica da E.E.M Filgueiras Lima

Nos dias 13,16 e 17 de abril de 2012, aconteceu na E.E.M Filgueiras Lima a semana pedagógica 2012.

O evento contou com a participação dos bolsistas do PIBID de Biologia da FECLI, que na ocasião observaram os encontros entre professores, funcionários e nucleo gestor da escola.

A programação contou com varios assuntos importantes, como:

- a apresentação e estudo do Projeto Politico Pedagógico da escola,

- a apresentação da Definição das Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino Médio,


- Introdução do modelo conceitual e metodológico do Instituto Aliança (Com.Domínio Digital) - Proposta da SEDUC-CE,

- Apresentação do curricular 2012,

- Projeto Diretor de Turma, Apresentação dos resultados obtidos pela escola no ano de 2011,

- Apresentação da proposta de trabalho com o Primeiro Aprender,

- Apresentação do calendário escolar para o ano letivo de 2012,

- Reformulação do plano de ação ENEM 2012 - enfoque no 3º ano,

- Reformulação do plano de ação SPAECE 2012,

- Feira de Ciências na escola,

- Apresentação de projetos para laboratório de ciências, de informática, multimeios e PCA'S,

- Elaboração de planos anuais de cada disciplina,

além de leitura e discussão de textos e exibição de alguns videos durante o evento.


A semana Pedagógica teve como objetivo geral discutir sobre as ações da escola para o ano letivo de 2012 e estabeler parcerias que enriqueçam o vínculo entre toda comunidade escolar.

Coordenadora Pedagógiga da E.E.M Filgueiras Lima
Apresentação do Projeto diretor de turma - 16ª CREDE