domingo, 11 de março de 2012

Ciclo de palestras sobre temas transversais ministradas pelos bolsistas do PIBID Biologia/FECLI

No mês de janeiro de 2012, foram ministradas algumas palestras pelos bolsistas do Pibid-Biologia/FECLI para alunos da E.E.M. Filgueiras Lima, sobre temas tranversais, como: DST's, Drogas, Sexualidade e Gravidez na Adolescência e Anabolizantes. O intuito da ação foi informar e esclarecer dúvidas, além de levar novos conhecimentos sobre os assuntos abordados, ao jovem público alvo.
 

  • Tema: DST's         
Os bolsistas Thamires Alves, João Victor Porfirio e Nikaelly Sousa ministraram a palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's), com o objetivo de informar os riscos para a saúde, como também as várias consequências que uma relação desprevenida pode trazer, desde de um simples incômodo até uma consequência que pode durar pelo resto da vida. Esta palestra foi bastante proveitosa, uma vez que foram esclarecidos alguns mitos sobre as DST's,  também foram respondidas algumas dúvidas frequentes que muitos jovens, em pleno século 21, ainda possuem.

  • Tema: Alcoolismo
Foi realizada no Laboratório de Informática da Escola de Ensino Médio Filgueiras Lima uma palestra sobre a temática Alcoolismo na adolescência. A palestra, ministrada pelas bolsistas-PIBID Marlúcia Barreto e Josefa Bento, foi direcionada para alunos do 1º, 2º, 3º anos, nos turnos da manhã e tarde. A palestra teve como objetivo informar as possíveis consequências, efeitos e prejuízos do álcool na adolescência, identificando riscos à saúde provocados pelo consumo do álcool e os motivos que levam os adolescentes a ingerir bebidas alcoólicas.

  • Tema: Sexualidade e adolescência
Sexualidade é um termo amplamente abrangente que engloba inúmeros fatores e dificilmente se encaixa em uma definição única e absoluta. Teoricamente, a sexualidade assim como a conhecemos, inicia-se juntamente à puberdade ou adolescência, o que deve ocorrer por volta dos 12 anos de idade. Entretanto, em prática, sabemos que não se configura exatamente desta forma. O índice de sexualidade é pouco conhecido entre os adolescentes. O início da vida sexual está ocorrendo cada vez mais cedo, em torno de 12 a 17 anos.

A adolescência, segundo a Organização Mundial de Saúde, é um período de vida que começa aos 10 e vai até os 19 anos. A adolescência é uma transformação bio-psico-social e não deve ser confundida com a puberdade que diz respeito apenas às mudanças anátomo-fisiológicas, as quais, nas meninas, se caracterizam por crescimento de glândulas mamárias, o surgimento de pelos nas axilas e órgãos sexuais, aumento de gordura nas nádegas e dilatação da bacia pélvica, e a menarca (primeira menstruação). Já, nos meninos, teremos o desenvolvimento dos órgãos sexuais (testículos e pênis), a mudança do timbre de voz (para mais grave), o aparecimento de pelos na região púbica (em torno dos órgãos sexuais), nas axilas e na face. Estas transformações de base neuro-hormonal levam ao desenvolvimento da sexualidade.

  • Tema: Anabolizante
A palestra a respeito de esteróides anabolizantes foi ministrada pelos bolsistas-PIBID: Danielly Limeira, Alzeir Rodrigues e Sabrina Assunção. A apresentação teve como objetivos expor conhecimento prévio sobre o uso e os riscos dos esteróides anabolizantes aos alunos da E.E.M. Filgueiras Lima, no intuito era de esclarecer o maior número de dúvidas e curiosidades a respeito desse assunto polêmico nos dias atuais. A palestra contou com a participação das turmas de 1º, 2° e 3° anos do Ensino Médio da escola, obtendo-se uma boa participação dos envolvidos, pois o assunto gerou interesse por parte dos presentes na palestra. Em suma atingiu-se o objetivo central da palestra que era levar esclarecimentos a respeito dos anabolizantes e despertar a participação dos alunos com o uso de temas atuais e polêmicos para aguçar tal participação.
Os anabolizantes são hormônios sintéticos fabricados a partir do hormônio sexual masculino, testosterona (Paula Louredo - Graduada em Biologia).


  • Tema: Gravidez na adolescência
A palestra foi apresentada aos alunos da E.E.M. Filgueiras Lima com o objetivo de repassar o conhecimento sobre essa fase tão importante da vida que é a Adolescência e em relação à iniciação sexual, como se prevenir de uma gravidez indesejada, além de uma Doença sexualmente transmissível. O conteúdo foi transmitido de uma forma dinâmica, no qual houve a interação entre bolsistas e alunos. Os alunos tiveram a oportunidade de esclarecer suas duvidas em relação à Sexualidade e a fase da Adolescência. No decorrer das apresentações, os alunos puderam conhecer pessoalmente alguns dos métodos contraceptivos de difícil acesso, como por exemplo, os preservativos femininos, o DIU, hormônio injetável, espermicida, entre outros. Ao término das apresentações, foi verificado um rendimento positivo e um aprendizado satisfatório em relação ao conteúdo.
 

  • Tema: Drogas
Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções.

Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que levam um indivíduo a utilizar drogas são: curiosidade, influência de amigos (mais comum), vontade, desejo de fuga (principalmente de problemas familiares), coragem (para tomar uma atitude que sem o uso de tais substâncias não tomaria), dificuldade em enfrentar e/ou aquentar situações difíceis, hábito, dependência (comum), rituais, buscar por sensações de prazer, tornar-se calmo, servir de estimulantes, facilidade de acesso e obtenção etc.

Essas palestras foram ministradas com o objetivo de alertar os jovens sobre os efeitos e danos que as drogas causam no organismo do ser humano. Apesar de que o assunto drogas ser bastante relatado e exposto na mídia, muitos dos jovens não sabem as graves consequências da dependência química na vida de uma pessoa. As drogas acabam com as linhas da vida de qualquer jovem e por isso se faz necessário um trabalho social com disseminação informativa dessas drogas que não escolhem classe social e nem idade e estão por aí destruindo milhares de famílias.






Imagens das apresentações das palestras pelos bolsistas: